31 MAI 2022
CAMPANHAS OFICIAIS
PARCERIAS
Castilho antecipa ações municipais alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A SAMAT – Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, iniciou ontem (30) as atividades oficiais do Município de Castilho referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente que será comemorado no próximo dia 05 de junho.

De acordo com a Engenheira Ambiental Maria Custódio, as ações mobilizarão a sociedade em geral, começando pelas crianças matriculadas na rede municipal de ensino. O público-alvo na rede escolar são as crianças que estudam no 1º ano do Ensino Fundamental. Até quarta-feira, dia 1º, eles estarão empenhados em um concurso para arrecadação de material reciclável. Tudo o que for apanhado nas salas de aula passará por pesagem e recolhimento na próxima quinta-feira. No dia seguinte (03), será divulgado o nome da escola vencedora do concurso.

Para iniciar o processo de mobilização escolar, Maria Custódio, Elaine Ludovido (também Engenheira Ambiental) e o Castileco (mascote da Coleta Seletiva) estiveram pessoalmente nos períodos matutino e vespertino desta segunda-feira, nas escolas Dr. Youssef Neif Kassab, Dijanira Bozzo Jorge e Professor Mauro Roberto Manoel.

A garotada ficou animada com a competição e possibilidade de vencer a disputa para desfrutar a premiação surpresa que anunciaremos somente na sexta-feira, junto com o nome da escola e turma vencedora. Durante cada visita realizada, tivemos o cuidado de ressaltar que o importante não é a competitividade, mas sim a necessidade de mantermos a coleta seletiva como prioridade em nossas vidas para contribuir com a recuperação do Meio Ambiente que está nos pedindo socorro através da mudança climática e vários outros fenômenos naturais que não seriam tão comuns se os seres humanos respeitassem mais o nosso planeta”, ponderou Maria.

PARCERIAS - A secretária de Educação, Cultura e Desporto – Silvânia Cintra, abriu prontamente as portas das escolas municipais para a ação, reafirmando a importância das parcerias entre os vários setores da Administração para atingir objetivos comuns com maior eficiência:

Desde o início do Governo, o prefeito Paulo Boaventura tem incentivado e participado ativamente dos projetos municipais desenvolvidos através de suas secretarias. Em parceria com o Meio Ambiente já realizamos eventos semelhantes no ano passado, mesmo durante a pandemia. Desde então, temos estreitado os laços e trabalhado temas relacionados ao nosso planeta dentro e fora das salas de aula. Ainda na programação não só desta semana, mas do mês, teremos outras atividades conjuntas”, afirmou Silvânia antecipando parte da programação.

Outra importante parceria firmada pelas secretarias municipais envolve o setor de meio ambiente da empresa Mercury Renew, que está construindo em Castilho a maior usina solar do Estado de São Paulo. Nathalia Silva, que é Gestora Social da VB Ambiental (uma das empresas do consórcio) está contribuindo com todo o processo de doação de mudas, sementes de árvores e outras plantas nativas da região.

Parte destas mudas serão doadas aos interessados que visitarem a Feirinha do Produtor nesta quarta-feira (1º) a partir das 15h30. Segundo Maria Custódio, pelo menos 250 mudas de árvores frutíferas e nativas serão ofertadas e a maioria absoluta delas já está em fase própria para o plantio.

Finalizando a programação inicial, Maria Custódio também antecipou que o setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Castilho firmou parceria com os jovens que integram os programas Aventureiros (Jardim do Éden) e Desbravadores para realização de outras ações igualmente importantes de conscientização comunitária. No total, cerca de 15 crianças, adolescentes e até membros da diretoria com idades que variam entre 09 e 15 anos participarão das atividades programadas para o mês.

Fonte: SAMAT - Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Autor: Assessoria de Gabinete