25 MAI 2022
GABINETE DO PREFEITO
Programa Opera Castilho começa desafogar filas de espera por cirurgias
O Programa “Opera Castilho”, lançado na última sexta-feira, 20, pelo prefeito Paulo Duarte Boaventura e pela secretária de Sáude, Márcia Zoteli, vai desafogar a longa fila de espera por cirurgias na cidade.
Nesta semana, um grupo de castilhenses já foi convocado para as consultas dos exames pré-operatório de amídalas, adenóide, hérnia e vesículas. Além dessas, o Município também custeará cirurgias de catarata, hemorrectomia e histerectomia (ginecológicas).
De acordo com o prefeito, serão empregados recursos próprios e também emendas de parlamentares para custeio.
A pedido do Chefe do Executivo, caberá também à equipe da Secretaria Municipal de Saúde averiguar outros tipos de cirurgias a serem ofertadas via SUS ou AME e fazer uma busca ativa dos castilhenses necessitados.
Antes de serem encaminhados para a cirurgia, os pacientes passarão por uma pré-consulta de regulação com o médico do CIS, dr Marcelo Herreros, o qual avaliará a gravidade de cada caso para indicar a ordem de prioridades.
A maior parte das cirurgias deverá ocorrer na Santa Casa de Andradina, mas outras podem ser destinadas à Araçatuba ou até mesmo Mirandópolis.
Outro detalhe interessante desse encaminhamento é que todos pacientes já sairão de Castilho com exames pré-operatórios em mão, tipo exames laboratoriais e, conforme a idade ou comorbidade que o mesmo trata, já levará radiografia do tórax e avaliação cardiológica.
Fonte: Secretaria de Saúde e Vigilância
Autor: Assessoria de Gabinete