04 ABR 2022
Sexta-feira Cultural preenche o ar da “Maria Dauria” com poesia modernista

Nascido de um projeto ainda mais amplo e cheio de vertentes que são as celebrações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a “Sexta-feira Cultural” da Escola Municipal “Maria Dauria” tem proporcionado valiosos contatos artísticos para ampliar os horizontes dos alunos, professores, funcionários e da própria comunidade situada no entorno do bairro Jupiá.

Após vivenciarem diferentes momentos e atividades musicais e de pintura, o dia 1º de abril foi marcado por um Recital de Poesia ressaltando a célebre produção dos nossos poetas modernistas. Entre as muitas produções deste período, trabalhadas pelos professores dentro e fora das salas de aula, estão obras de artistas como Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia. Manuel Bandeira e Guilherme de Almeida, por exemplo.
O desafio da semana foi a apresentação e encenação do poema “Capoeira”, de Oswald de Andrade.
O Recital foi apresentado aos colegas pelos alunos do 6° ao 9° ano, sob o comando da professora Zulmira Afonso.

Mantendo o excelente nível artístico-cultural destas produções semanais, o corpo docente se esforçou para preparar todo um cenário com gravuras e reproduções de alguns destes trabalhos produzidos pelos alunos dentro das salas de aula, e que tomaram parte do pátio escolar pendurados de forma criativa e atrativa a partir do teto.

Todo o trabalho foi registrado pela própria escola e compartilhado nas redes sociais para fomentar o acesso à cultura não somente para a comunidade ligada àquela unidade, mas também de todo o município. Confira:

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: EMEIEF "Maria Dauria"