24 MAR 2022
Cultura de Castilho planeja estender programa “Música Salva” a outras áreas de Saúde e Social

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Silvânia Cintra, confirmou nesta quinta-feira (24), que está estudando com os músicos que integram as Oficinas Culturais do município, a possibilidade de ampliar o alcance social do programa Música Salva, através de parcerias firmadas com outras secretarias municipais.

O Música Salva foi lançado no final do ano passado com grande sucesso, apesar das restrições ainda necessárias para evitar o risco de contaminação por conta da Covid-19. Nas duas primeiras edições, nossos músicos se apresentaram para pacientes que aguardavam atendimento na recepção, e também para médicos, enfermeiras, equipe técnica e colaboradores do Hospital José Fortuna. O objetivo primário do programa é acalentar as mentes, almas e corações das pessoas que sofrem com algum mal e também os profissionais que os socorrem, proporcionando momentos culturais acolhedores para os espíritos que terminam sempre renovados”, explica a secretária sobre a importância do programa.

Considerando os benefícios obtidos e a aprovação maciça tanto do corpo clínico quanto dos pacientes, Silvânia planeja ampliar a rotina das apresentações que atualmente estão limitadas a uma visita por mês. A ideia é que pelo menos a cada 15 dias, outras unidades de Saúde como o Centro Integrado de Saúde e as UBSs, possam ser incluídas no cronograma. Outras duas possibilidades é realizar as apresentações do Música Salva em datas de maior movimento no Fundo Social e CRAS, assim como também no Asilo Betel.

É maravilhoso notar a mudança no humor das pessoas que escutam músicas de excelente qualidade enquanto aguardam atendimento. Por isso, nossa intenção é ampliar o alcance do programa, para que outros cidadãos do município também possam desfrutar deste momento mágico, ao mesmo tempo em que divulgamos o trabalho realizado com nossos alunos e incentivamos outros a se juntarem a eles”, acrescentou Silvânia.

Nos próximos dias, a secretária irá se reunir com Márcia Zoteli (Saúde), Raquel Gregolim (Assistência Social) e com Daniel de Miranda para discutirem a viabilidade e cronogramas deste processo de ampliação.

CONHEÇA E DIVULGUE O PROGRAMA

Para você que ainda não conhece os efeitos positivos deste programa, acesse a Playlist especial do projeto Música Salva, que criamos em nosso canal do Youtube e assista cada uma das apresentações já realizadas: https://youtube.com/playlist?list=PLJEfB2lihjvTl_76SmcwGdrEeo4vmILB0. No total, temos 11 vídeos esperando por você. Aproveite, curta o canal, ative o sininho, faça seu comentário sobre cada apresentação e compartilhe o link com os amigos.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Setor de Cultura
Local: Hospital "José Fortuna"
24/03/2022