21 MAR 2022
Saiba quem são os Aventureiros e Desbravadores e como fazer parte destes grupos

Com ensinamentos focados no civismo e competições coletivas e individuais, Clubes precisam reforçar seus elencos visando novas conquistas em encontros regionais marcados para este ano de 2022

Após o encontro com o Prefeito Paulo Boaventura ocorrido no final da manhã desta sexta-feira, 18, a secretária e diretora associada dos Clubes de Aventureiros “Jardim do Éden” e Desbravadores “Paraíso”, de Castilho, Josiane Mônaco Sampaio dos Santos, recebeu a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Castilho para fornecer maiores detalhes sobre o funcionamento deste importante projeto social capaz de grandes transformações nas vidas das crianças e suas famílias e que encantou tanto o prefeito quanto a Câmara de Vereadores.

À frente dos grupos desde sua fundação no município, Josi assumiu também as unidades juvenis do distrito, representando além de Castilho, os clubes de Andradina e Ilha Solteira.

HISTÓRICO

Castilho mantém ativos tanto o Clube de Aventureiros “Jardim do Édem” quanto os Desbravadores “Paraíso” desde junho de 2013. O primeiro deles é composto pelos pequeninos, cujas idades variam entre 06 e 09 anos. Passando desta faixa etária, ingressam automaticamente nos Desbravadores, cujas atividades reúnem jovens de até 15 anos.

É difícil precisar exatamente quantas crianças passaram pelos clubes de Castilho nestes últimos 08 anos, mas posso assegurar que não foram menos de 120”, acrescenta a secretária.

Ao longo desta jornada, eles representaram Castilho em dezenas de competições interclubes, inclusive o “Campori DSA de 2019”, que reuniu na cidade de Barretos, cerca de 100 mil Desbravadores de 09 países diferentes, proporcionando aos jovens castilhenses uma experiência única que levarão consigo pelo resto da vida.

Desde nossa fundação, o Clube Paraíso já representou Castilho em 03 edições do CAMPORI: em Bauru no ano de 2016, e em Barretos nos anos de 2017 e 2019. Em cada uma destas oportunidades, nossos jovens desbravadores superaram seus próprios limites e voltaram para casa com a certeza do dever cumprido e uma enorme bagagem cultural, além da proveitosa troca de experiência com alunos de centenas de outros Clubes do Brasil e do exterior”, explica Josi.

COMO PARTICIPAR

Para participar não é necessário que a criança ou adolescente seja membro da Igreja Adventista do 7º Dia. Pelo contrário, ele é aberto para toda e qualquer criança ou adolescente. Inclusive, neste ano precisamos urgentemente reforçar os nossos grupos, pois temos duas importantes competições regionais à frente e precisamos estar preparados para competir nas provas e conquistar medalhas e títulos para Castilho. Nestes dois anos de pandemia, grande parte dos nossos Desbravadores passaram dos 15 anos e hoje fazem parte da Diretoria dos Clubes, não podendo mais competir. Porém, continuam atuando como monitores e ajudam na transmissão dos conhecimentos”, convida Josi Sampaio.

Então, se você é pai ou mãe e procura alguma atividade extracurricular para manter os filhos ativos, é importante saber que tanto nos Aventureiros quanto nos Desbravadores, os monitores focam o aprendizado das crianças e jovens na importância do civismo, na participação em atividades sociais e de ajuda humanitária, desenvolvimento de campanhas de conscientização popular, palestras em escolas, etc..

Para os pequeninos Aventureiros, Josi acrescenta que existe o projeto “Rede Familiar”, que permite a participação ativa das famílias, acompanhando o desenvolvimento físico, mental e espiritual das crianças, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos familiares, tão afetado nos dias atuais por conta do avanço das tecnologias e crescentes exigências do mercado de trabalho.

APRENDIZADO

Durante os encontros que acontecem na Escola “dr. Youssef Neif Kassab”, sempre nas manhãs de domingo (das 09 às 11h30), crianças e adolescentes participam de atividades coletivas que exigem disciplina e interação, como a Ordem unida, Acampamento, Caminhada ao ar livre, Trilha, Fazer fogo sem fósforo, Nós e amarras e muitas outras ações.

Estes e outros aprendizados coletivos são regularmente testados nos diferentes encontros regionais e estaduais dos clubes e cada avanço registrado pelos alunos e também pelos Clubes, é recompensado com insígnias que eles ostentam orgulhosamente em seus belos trajes ou troféus que refletem a importância do trabalho em conjunto.

Muitos perguntam: ‘então vocês são escoteiros?’ É basicamente a mesma coisa. A maior diferença entre os nossos Desbravadores e os Escoteiros, é que também trabalhamos a parte espiritual dos alunos, sem obrigá-los a seguir os ensinamentos Adventistas”, completa Josi.

DESBRAVADORES E AVENTUREIROS NO MUNDO

As estatísticas mais atualizadas da Divisão Sul-Americana revelam que atualmente existem 61.125 Clubes de Desbravadores em todo o Mundo, além de 58.615 Clubes de Aventureiros. Os dados consultados neste domingo (20), contabilizam quase 1 milhão e meio de Desbravadores e mais de 1.2 milhão de Aventureiros engajados nas fileiras destes dois importantes projetos.

Fonte: Gabinete Executivo
Autor: Assessoria de Gabinete
Local: Escola "dr Youssef Neif Kassab"