14 MAR 2022
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A QUALIDADE DA ÁGUA DE NOSSO MUNICÍPIO

Nos últimos dias têm circulado pelos veículos de imprensa e redes sociais matérias contestando a qualidade da água consumida pelos castilhenses. Diante disso é de suma importância informar aos cidadãos como é feito o controle da qualidade da água do nosso município.

Zelar pela qualidade da água que a população consome no seu dia a dia é uma importante atribuição conferida ao Sistema Único de Saúde como meio de prevenir doenças de veiculação hídrica. No estado de São Paulo tal responsabilidade cabe à VIGILÂNCIA SANITÁRIA que atua constantemente na fiscalização da água fornecida.

Entenda como é feito o monitoramento da qualidade da água:

O agente de saneamento Luiz Fernando Pavan explica que todos os anos o Instituto ADOLFO LUTZ, Laboratório Central de Saúde Pública, emite um cronograma aos municípios para que sejam realizadas coletas de amostras de água para análise, a fim de atender ao Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – PROÁGUA, no âmbito do Estado de São Paulo.

A equipe de Vigilância Sanitária Municipal – VISAM percorre toda extensão do município e realiza as coletas em residências escolhidas por amostragem. Ainda no local são analisados os índices de Cloro, PH e temperatura e através das amostras encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz de Araçatuba, são realizadas as análises bacteriológica, fisioquímica e organoléptica. A água coletada é retirada diretamente no cavalete, que é o primeiro ponto da residência a receber a água tratada, garantindo assim a não interferência nos resultados das análises.

Qualquer desacordo nos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente é imediatamente comunicado pelos demais órgãos competentes para que Vigilância Sanitária adote as providências cabíveis junto aos responsáveis pelo tratamento.

Nitrato fora dos padrões em 2020:

O Nitrato (NO3) é a composição de Nitrogênio e Oxigênio. É essencial para a vida, porém alta concentração de Nitrato na água potável pode ser perigosa para a saúde. Pode ser encontrado no ar, no solo, na água, em plantas e nos dejetos animais. O homem também adiciona Nitrato ao ambiente através dos fertilizantes.

Nos resultados obtidos nas coletas realizadas no bairro Laranjeiras em 01 de abril de 2020 e 15 de setembro de 2020, o parâmetro Nitrato acusou os índices de 10,75 mg/L e 10,29 mg/L respectivamente. O valor máximo permitido para este contaminante na água potável, de acordo com as Portarias do Ministério da Saúde: Portaria nº 2.914, de Dezembro de 2011, Portaria de Consolidação nº 05 de 28/05/2017 e PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021 é de 10,00 mg/L.

Embora o valor máximo permitido tenha sido minimamente ultrapassado, a empresa Águas de Castilho foi notificada a adotar providências urgentes para a sua regularização. De pronto a empresa instalou um sistema de filtro de remoção de nitrato capaz de abaixar os níveis desta substância. Sua eficácia foi comprovada uma vez que não foram mais acusados desacordos em seus parâmetros.

A fiscalização:

Pavan ainda complementa que além do cumprimento ao cronograma instituído pelo Estado acima explanado, periodicamente os pontos de captação e distribuição de água potável são fiscalizados pela VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Toda e qualquer irregularidade encontrada é notificada à empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto para que prestem esclarecimentos e adotem todas as providências cabíveis para sua regularização dentro de prazos estabelecidos. Em caso de desobediência ou inobservância ao disposto nas normas legais e regulamentos, a empresa poderá ser autuada, ter sua Licença de Funcionamento suspensa e/ou demais sansões previstas em Lei.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância
Autor: Vigilância Sanitária Municipal