04 MAR 2022
PROJETOS
Secretaria de Educação anuncia duas novas Oficinas Culturais totalmente gratuitas

Aulas de Canto Coral e Catira acontecerão no CIEC e qualquer criança acima de 08 anos pode participar. Para os jovens e adultos interessados, não existe limite de idade. Ballet também abriu nova turma para atender demanda crescente

Apenas um dia após a Secretária de Educação, Silvânia Cintra, ter anunciado uma proposta de maior interação entre as demais secretarias municipais e os setores de Cultura e Esportes da Prefeitura de Castilho, ela anunciou nesta quinta-feira, 03, o período de inscrições para as mais novas Oficinas Artísticas ofertadas pelo Município: Canto Coral e Catira.

CANTO CORAL

O músico instrumentista e professor Samuel Souza será o responsável pela aplicação das aulas de Canto Coral, que acontecerão no próprio setor de Cultura (CIEC), sempre às segundas e quartas-feiras, em dois horários: das 17h30 às 18h30 e das 18h30 às 19h30.

A quantidade de vagas disponíveis vai depender da procura dos interessados. A boa notícia é que mesmo respeitando os protocolos de distanciamento adequados entre os alunos, temos grandes espaços no palco do Anfiteatro e, se for necessário, poderemos utilizar também a ampla área livre existente no jardim interno do CIEC”, explicou o professor que também é músico e instrumentista.

CATIRA

Antes de convidarmos os castilhenses a participar desta novidade que foi apresentada ao Município pela primeira vez durante os festejos do Natal Acolhedor 2021, é importante que eles saibam que essa dança artística é recomendada para todas as idades. Nas aulas, serão transmitidos conhecimento sobre o Ritmo ‘Catira’, e também sobre sua origem, história e importância para a Cultura Brasileira. Dentre os alunos participantes serão formados grupos junto aos quais haverá um trabalho de preparação para apresentações. O objetivo é resgatar e dar continuidade a esta belíssima tradição de nosso povo”, antecipa o professor Alex Aniceto, que conduzirá os novos grupos.

As aulas para este novo estilo de dança oferecido pelo setor de Cultura acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 20h às 20h45 e das 20h45 às 21h30.

BALLET

O retorno às aulas presenciais de dança e a elevada procura dos castilhenses pelo Ballet, levaram a professora Denizy Barsante a estudar e criar duas novas turmas para atender a demanda. As aulas destas duas novas turmas acontecerão todas as sextas-feiras, com o primeiro horário disponível das 08h às 09h e o segundo das 09h às 10h. As inscrições dos interessados já podem ser feitas e o público-alvo destas aulas são crianças com idades a partir dos 05 anos.

PÚBLICO-ALVO e OBJETIVOS
A professora “Nê” Adono, gestora municipal de Cultura, informou que as inscrições para as duas novas oficinas estão abertas para todas as crianças com idade a partir dos 08 anos, além de jovens e adultos, de ambos os sexos.

O Canto Coral é um atrativo capaz de reunir famílias inteiras em uma atividade cultural de fortes emoções, reforçando vínculos familiares e revelando talentos. A escolha por esta modalidade cultural específica é parte de um programa que estamos desenvolvendo a pedido do prefeito Paulo Boaventura com objetivo de aumentar ainda mais o leque de opções disponíveis para a comunidade vivenciar e enriquecer seus conhecimentos culturais. Além disso, o Canto complementa as demais atividades que atraem castilhenses de todas as idades ao CIEC, que são os instrumentos musicais e a dança”, comentou Nê Adono sobre a oficina de Canto Coral.

Sobre a Catira, Nê vai um pouco mais além:

O Prefeito Paulo Boaventura nos pediu um carinho especial para resgatar tradições culturais que atualmente são pouco acessíveis à população. Foi com este intuito que no ano passado demos todo o apoio para que a Folia de Reis pudesse ressurgir em nossa cidade com o nome ‘Família de Belém’. Também no último bimestre de 2021, iniciamos o projeto-piloto da Catira, utilizando alunos voluntários de nossas outras oficinas. O resultado deste trabalho foi apresentado aos castilhenses no Natal Acolhedor, e foi recebido com grande entusiasmo pelo público presente”, acrescentou.

Para ter um vislumbre de como foi a apresentação de estreia dos alunos no final do ano passado, assista o vídeo abaixo, ou acesse o canal da Prefeitura Municipal de Castilho no Youtube: https://youtu.be/Ri74gxp7k6A.

INSCRIÇÕES - Para realizar as inscrições os interessados devem se dirigir ao CIEC – Centro Integrado de Educação e Cultura, de segunda a sexta-feira em horário comercial. Porém, “Nê” faz um convite especial para aqueles que ainda têm dúvidas sobre as aulas:

Recomendamos que os interessados venham até o CIEC nos dias e horários destas novas aulas e participem delas para conhecer melhor cada proposta. Garantimos que vocês vão ficar ainda mais entusiasmados e concretizar a matrícula logo em seguida”, afirmou.

Para a inscrição, são necessários apenas a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de matrícula escolar para quem ainda estiver frequentando a escola (municipais, estaduais, técnico profissionalizantes, EAD ou universidades) e comprovante de residência. As crianças menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais para assinatura do termo de autorização.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Setor de Cultura