17 FEV 2022
ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
GABINETE DO PREFEITO
INFRAESTRUTURA
Prefeitura inicia instalação de gradis em parques infantis para aumentar segurança das crianças

Setor de Engenharia também antecipou novidades para centros de convivência e lazer em diferentes bairros da cidade

A Prefeitura de Castilho iniciou nesta semana mais uma etapa do processo de substituição, modernização e criação de novos parques infantis no município. De acordo com o setor de Engenharia da Administração, os parquinhos recentemente instalados na Praça Matriz, Praça da Bíblia, Conjunto Pedro Bola e Chequir Abbud, começaram a receber nesta terça-feira, 15, os novos gradis que tornarão o lazer da criançada mais seguro, prevenindo contra a possibilidade de acidentes de trânsito. As grades protetoras também impedirão o acesso de cães e gatos à areia, eliminando os riscos de contaminação das crianças.
Além disso, os brinquedos receberão uma mureta de concreto para impedir o escoamento da areia destes parquinhos. Aliás, a areia também será substituída onde houver necessidade. As novas medidas visam atender os pedidos dos pais, que elogiaram a Prefeitura pela substituição drástica dos antigos brinquedos, que ofereciam riscos às crianças por serem feitos basicamente em ferragem e madeira, que poderiam ocasionar acidentes.
A arquiteta Lígia Rampazzo, do setor de Engenharia, informou que os investimentos realizados pela Prefeitura de Castilho somente com a instalação total dos gradis podem chegar a cerca de R$ 225 mil após a finalização de todas as instalações já aprovadas pela Câmara.
Além dos parques já mencionados, outros playgrounds totalmente seguros para a criançada serão instalados nos bairros Nova York, Leão I, Nelson Borges (ao lado do Galpão do Produtor), Nova Alvorada, Hosoume, Laranjeiras e também no Caminho das Águas.

A intenção do prefeito Paulo Boaventura é instalar estes brinquedos nos quatro cantos da cidade. Existem locais, por exemplo, que não possuem nenhuma infraestrutura de lazer além de grama. Alguns não tem sequer árvores plantadas. Aos poucos, vamos revitalizar e modernizar essas praças infantis, proporcionando mais segurança e lazer para eles e seus pais”, acrescentou Lígia.

Outra novidade antecipada por ela com exclusividade, é que em alguns destes locais, que inicialmente terá somente o brinquedo, serão criados espaços de convivência, esporte e lazer, podendo assim ser utilizado por todas as pessoas do bairro.

Na Praça Matriz, foi feito um cercamento diferenciado. A pretensão é instalar bancos, mesas de piquenique e espaços de descanso e leitura, gerando uma maior tranquilidade para os pais que acompanham seus filhos.

O parquinho do Nelson Borges, por exemplo, ficará ao lado de uma escola ainda a ser construída. No espaço reservado pela Prefeitura, serão instalados futuramente campos de areia e futebol, completando os dispositivos de lazer que atualmente estão limitados à Academia ao Ar Livre localizada defronte às 220 moradias daquele conjunto habitacional.

Estamos investindo em áreas de lazer para comunidades que há muitos anos esperam por este benefício para nossas crianças. Os projetos para criação destes espaços em áreas hoje desprovidas de qualquer benfeitoria, já foram solicitados ao nosso setor de Engenharia e as adaptações necessárias serão feitas assim que tudo estiver planejado. Nosso objetivo é proporcionar às famílias castilhenses, momentos de lazer sem que eles precisem se locomover grandes distâncias e, ao mesmo tempo, incentivarmos o convívio sadio com os demais moradores da própria comunidade onde vivem”, finalizou o prefeito Paulo Boaventura.

Fonte: DOSP - Departamento de Obras e Serviços Públicos
Autor: Assessoria de Gabinete