24 JAN 2022
CAMPANHAS OFICIAIS
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Vigilância Sanitária de Castilho tem papel essencial no enfrentamento à COVID-19

Além das ações de rotina já executadas pela Vigilância Sanitária do município, houve um direcionamento com maior intensidade nas ações para enfrentar a pandemia de COVID-19, desde março de 2020

O crescente, repentino e inesperado aumento no número de casos positivos e suspeitos de coronavírus nos primeiros dias deste novo ano levou a equipe de Vigilância Sanitária de Castilho a adotar novas estratégias para identificar, avaliar e intervir na situação. Entre as armas adotadas, estão ações educativas, preventivas, regulamentadoras e fiscalizadoras.

As ações “corpo-a-corpo” pelo comércio da cidade têm sido realizadas com frequência, visando prioritariamente à conscientização da população e setor regulado quanto aos cuidados essenciais para que se evite a disseminação do novo coronavírus e o cumprimento de Decretos ainda vigentes. Alertas divulgados por propaganda volante nas ruas do município também foram elaborados pela Vigilância Sanitária, dentre outras ações igualmente pontuais e importantes.

Os cuidados básicos necessários como manter o distanciamento social, evitar aglomerações, fazer uso de máscaras e higienizar as mãos com álcool em gel, são orientações passadas de forma massiva e insistente pela equipe de Vigilância Sanitária durante essas ações.

É imprescindível que a população entenda a gravidade da situação e a importância de se manter os cuidados. Infelizmente, ainda estamos vivendo o pesadelo desta doença e precisamos nos cuidar, respeitar nossas famílias, as pessoas, a vida. O melhor caminho é sempre a prevenção”, ressalta Luiz Fernando Pavan – Agente de Saneamento.

Vale destacar que mesmo durante a pandemia, os demais serviços continuam sendo prestados pela equipe, como a fiscalização dos estabelecimentos do ramo alimentício e de interesse à saúde, emissão e renovação de licenciamento sanitário (alvarás), atendimento de denúncias, autuações por irregularidades, entre outras.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Vigilância Sanitária