24 JAN 2022
Conselho de Alimentação Escolar empossa novos membros

Professores, pais de alunos, representantes do Comércio e do Poder Executivo de Castilho, se reuniram na manhã desta segunda-feira (24) no CIEC para empossar os novos membros titulares e suplentes do CAE – Conselho de Alimentação Escolar. O encontro foi presidido por Roni Willer, que contou com o suporte administrativo da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Silvânia Cintra, da Técnica em Assuntos Educacionais – Maria de Lourdes de Almeida, e também da Nutricionista Márcia Brito.

Pela unanimidade dos votos válidos, a representante dos pais – Cícera Irani de Oliveira Souza foi conduzida à função de Vice-Presidente do Conselho, que será secretariado por Miriam Sanches Daneluci Cardoso, representante do Poder Executivo municipal. Além delas, Marise Teixeira, representante da Associação Comercial e Industrial de Castilho, será empossada num próximo encontro do CAE, pois a mesma não pode comparecer à reunião desta segunda-feira.

IMPORTÂNCIA DO CONSELHO

O principal papel dos titulares e suplentes no Conselho de Alimentação Escolar é manter o controle social através do acompanhamento sistemático da aplicação dos recursos destinados à merenda escolar, bem como a utilização de pelo menos 30% de produtos oriundos da agricultura familiar. Também é função dos conselheiros aprovar o cardápio da merenda escolar e realizar visitas rotineiras ao local onde são entregues os gêneros alimentícios e preparadas as refeições, estando sempre atentos às boas práticas sanitárias e de higiene.

É extremamente importante que vocês visitem as cozinhas de nossas escolas e o local onde são armazenados os itens que adquirimos para a merenda escolar. A qualidade dos alimentos servidos e a variação dos pratos que compõem cada cardápio, é fundamental para assegurarmos uma nutrição correta para os nossos alunos. E sempre que tiverem dúvidas, fiquem à vontade para nos questionar, pois esse é o papel de todos nós, representantes da sociedade e pais preocupados com a qualidade do ensino e alimentos servidos aos nossos pequeninos”, orientou a secretária de Educação, Silvânia Cintra.

DELIBERAÇÕES

O cardápio que será servido nas escolas municipais e estaduais castilhenses a partir de fevereiro, foi prontamente aprovado após ser apresentado pela nutricionista Márcia Brito.

O presidente Rony Willer também reforçou aos demais conselheiros a importância de registrar em fotos a qualidade dos alimentos recebidos e estarem atentos aos prazos de validade de cada item, forma de armazenamento e cuidados dos servidores no preparo das refeições.

Todo esse registro deve ser encaminhado à Secretaria de Educação para que sejam apuradas e corrigidas eventuais irregularidades, sempre com a devida prestação de contas de cada ato perante este Conselho”, finalizou o presidente.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Autor: Secretaria de Educação