22 DEZ 2021
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Castilho inicia Pesquisa de Percepção do Turismo

Qualquer cidadão ou visitante pode participar respondendo ao formulário on-line simplificado, rápido e intuitivo

Pela segunda vez, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens – Setur-SP, está realizando a pesquisa de Percepção do Turismo junto à população do Estado. No total, serão envolvidos 395 municípios que englobam 70 estâncias turísticas, 140 municípios de interesse turísticos – MITs e outras 185 cidades das 49 Regiões Turísticas, entre as quais se encontra Castilho. Qualquer cidadão castilhense ou visitante pode responder ao formulário on-line até o dia 28 de janeiro de 2022.

A Gestora Municipal de Turismo, Wânia Simões, explica que os representantes municipais foram orientados sobre este levantamento virtual durante uma live da qual participaram 60 municípios:

O conceito principal é ‘como o morador vê o turismo da região onde mora’. O link da pesquisa foi enviado para cada uma destas 395 Prefeituras e estamos iniciando agora a divulgação no site oficial da Prefeitura e também nas nossas redes sociais, grupos de whatsapp e quaisquer outras mídias disponíveis, visando atingir o maior número possível de moradores”, explica Wânia.

COMO FUNCIONA - A Pesquisa de Percepção do Turismo fornece uma base sólida para os órgãos gestores (estadual e municipais) medirem a satisfação dos moradores, além de algumas questões específicas. A intenção é de realização frequente para que o crescimento sustentável do turismo no estado esteja alinhado com os valores da população. A primeira pesquisa – 2020/2021 – envolveu 183 municípios entre estâncias e MITs, com 11.252 respostas.

As perguntas, de múltipla escolha, têm os seguintes focos: o turismo é bom para a cidade, para a região, para a população, beneficia a economia, gera empregos, ajuda a preservar e celebrar a cultura local? O cidadão pode concordar ou discordar. A versão deste ano é mais simples que a anterior.

PARTICIPE – Para responder o questionário on-line basta utilizar qualquer celular, tablet ou computador com acesso à internet e acessar o seguinte link https://forms.gle/9XcPbZWBFDo97T6j8 . Mas lembre-se: o prazo máximo para responder as perguntas é o dia 28 de janeiro de 2022!

FOTOS DESTA REPORTAGEM: Ricardo Peixoto/Cortesia

Fonte: SAMAT - Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo