17 DEZ 2021
AGENDA CULTURAL
“Família de Belém” apresentará ritual completo dos Reis Magos neste domingo
Atendendo convite feito pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a recém formada Companhia de Reis “Família de Belém” será a principal atração da programação feita pela Prefeitura de Castilho para animar o Natal Acolhedor 2021.
O novo grupo castilhense é composto por alguns membros e devotos da já extinta Cia. Folclórica “Estrela do Oriente”, que se transformou numa das maiores referências desta tradição em todo o Estado ao representar Castilho por vários anos seguidos no Revelando São Paulo – considerado a maior vitrine cultural paulista.
A partir das 16h30 deste domingo, 19, eles estarão na Praça Matriz demonstrando pela primeira vez todo o ritual envolvido nos movimentos de saída da bandeira de Santos Reis, que é uma festa popular com fortes raízes culturais em todo o país, embora ainda pouco conhecida pela grande maioria.
Durante a apresentação, canções tradicionais, coreografia e movimentos ritualísticos de foliões, percorrerão três arcos que simbolizam a viagem dos Três Reis Magos do Oriente a caminho de Belém.

É importante dar à população a oportunidade de conhecer e entender esta grande tradição que anualmente percorre toda a cidade, adentrando cada casa que aceita a bandeira para abençoar as famílias. É uma tradição bastante valorizada pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que também estamos retomando em Castilho”, explica a secretária da pasta, Silvânia Cintra.

Além de incentivar a formação da nova companhia castilhense, o Departamento de Cultura já iniciou as tratativas com outros Municípios da região visando a criação de Folias de Reis em cada um deles. O objetivo é criar um circuito regional que permita a passagem destas companhias por cada cidade, de acordo com calendários previamente agendados.
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Local: Praça da Matriz