16 DEZ 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
PLANEJAMENTO URBANO
Em noite cultural, Castilho lança oficialmente o Programa de Coleta Seletiva

A expectativa em torno da volta das atrações culturais das oficinas de arte mantidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto era tanta, que até mesmo a chuva decidiu dar uma trégua na noite desta quinta-feira, 15, para que dezenas de alunos revelassem todo o seu talento no cenário da música castilhense.

A convite do prefeito Paulo Boaventura e do vice Marcos Visual, as Orquestras de Violino, Violeiros e Oficina de Teclado dividiram o palco com a primeira apresentação pública da oficina piloto de Catira, desenvolvida há pouco mais de 45 dias pelo Departamento Municipal de Cultura.

Toda esta animada festa que agitou o público e também a Feirinha do Produtor, foi organizada para abrilhantar um evento que Castilho espera ansiosamente há mais de 10 anos: o início do Programa Municipal de Coleta Seletiva.

Implantado pela SAMAT – Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, o programa começou a ganhar forma cerca de três meses atrás com a completa reformulação e reestruturação da Cooperativa de Reciclagem do município. Desde então, ações de conscientização nas escolas do município, divulgação de reportagens oficiais na mídia local e regional, realização de um concurso para nomear a mascote da Coleta Seletiva e criar o jingle da campanha, aquisição de veículo próprio para coleta, distribuição de sacos plásticos para reciclagem e panfletos com orientações e o cronograma geral da coleta por áreas da cidade, completaram esta iniciativa idealizada pela engenheira ambiental, Jéssica Afonso.

O lançamento oficial do programa reuniu todos os secretários de governo de Paulo Boaventura e Marcos Visual para comemorar o sucesso de mais uma iniciativa de enorme alcance social e ambiental lançada pela Prefeitura de Castilho.

Falando aos presentes, Boaventura reafirmou o compromisso de sua equipe de trabalho com o desenvolvimento e enfrentamento dos principais problemas do município, se comprometendo a continuar lançando programas de governo capazes de reduzir as desigualdades e criar políticas públicas que caminhem conforme as expectativas da população.

OFICINAS CULTURAIS – Ao lado da gestora de Cultura “Nê” Adono, a secretária Silvânia comemorou a oportunidade dos alunos que participam ativamente das oficinas culturais de teclado, violão, violino, percussão, dança e agora a catira, poderem apresentar todo o seu talento e potencial aos cidadãos do município.

Ainda não viramos completamente a página desta terrível pandemia que nos obrigou a mudar completamente nosso ritmo de vida, provocando uma enorme lacuna emocional ligada à convivência à qual estávamos acostumados no dia a dia. Hoje vocês têm a oportunidade de conhecer nossos talentosos artistas e professores que superaram as próprias limitações para manter os estudos de forma remota. E esta é apenas uma amostra o que teremos a oferecer ao longo deste governo. Nos próximos meses anunciaremos maiores oportunidades tanto na Cultura quanto no Esporte, pois é a hora de Castilho mostrar a toda região sua infinita potencialidade e criatividade”, afirmou Silvânia.

Antes de encerrar sua fala, a secretária lembrou ao público presente que a BAMAC – Banda Marcial de Castilho e também os dançarinos comandados pela professora Denizy Barsante se apresentarão no Anfiteatro do CIEC na noite desta quinta-feira, 16, com início às 19h30.

E para você que não pode comparecer à Praça Matriz na noite desta quarta-feira para acompanhar os shows culturais, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto registrou e reuniu em uma playlist os melhores momentos de tudo que aconteceu durante o lançamento do Programa de Coleta Seletiva. Confira acessando o link: https://youtube.com/playlist?list=PLJEfB2lihjvR0vebOyxGv86BudzICtBFw.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Local: Praça Matriz