11 DEZ 2021
Secretaria de Educação realiza limpeza de pombos em escolas e creches do Município

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto iniciou no final do mês de novembro o processo de higienização das escolas e creches da rede municipal de ensino. O processo envolve a limpeza completa dos ambientes e a remoção de ninhos e sujeiras deixadas pelos pombos dentro das instalações.

PORQUE CONTROLAR OS POMBOS NAS ESCOLAS?

Embora eles possam parecer inofensivos e bonitinhos, o controle de pombos, higienização dos locais com fezes e descaracterização do ambiente, tornando o local menos propício para o alojamento dos mesmos, é indispensável para manter a saúde das crianças e demais funcionários das escolas”, explica a secretária Silvânia Cintra.

De acordo com os profissionais que realizam este arrastão de limpeza nas unidades escolares e creches, os pombos podem transmitir mais de 60 tipos de doenças:

Os Pombos Urbanos podem transmitir a doença em quatro formas:

• Inalação de poeiras contaminadas. (Muitas vezes trazido para dentro do prédio através de sistemas de tratamento de ar);

• Transferência por parasitas. (Pulgas, carrapatos, ácaros e outros ectoparasitas);

• O contato direto com fezes;

• Comida e água contaminados com fezes”, explicam os profissionais da área.

Além de tudo isso, Silvânia destaca outros aspectos negativos relacionados à permanência dos pombos nas escolas:

Eles causam grandes prejuízos financeiros, podem contaminar produtos e alimentos e até mesmo causar incêndios, já que costumam construir seus ninhos próximo a instalações elétricas. Ainda temos os prejuízos visuais, que dão aos locais onde são construídos os ninhos um aspecto de sujeira, com odor indesejável, fezes e excremento pelas paredes, tetos e chãos. Por último, mas não menos importante, podem acarretar até prejuízos fiscais através de multas aplicadas pela vigilância sanitária, que em casos extremos pode até mesmo determinar o lacramento das atividades. Ou seja, precisam ser retirados do ambiente escolar com urgência”, finaliza a secretária.

O trabalho das equipes consiste na limpeza dos ambientes com remoção dos ninhos, higienização, aplicação de produtos químicos e também o telamento, que impede o retorno dos mesmos alguns meses depois.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação