06 DEZ 2021
EcoRotary retira mais de uma tonelada de lixo do bairro Beira Rio

Pelo segundo ano consecutivo, membros dos Rotary Clubes Castilho Beira Rio e Andradina Integração realizaram uma ampla limpeza em toda a área conhecida como “Rampa do Beira Rio” e também dentro do paranazão, utilizando embarcações, piloteiro e mergulhadores.

Com apoio da SAMAT - Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, do ComTur, imprensa, Águas Castilho e da Usina Caeté, o trabalho resultou na coleta de pouco mais de uma tonelada de lixo, que foi devidamente colocado em sacos plásticos e depositados em caçambas cedidas pela Prefeitura de Castilho.

Além do mutirão de limpeza, os grupos também realizaram o plantio de uma muda de paineira naquela área, simbolizando mais um ano desta importante iniciativa. De acordo com Adriano, presidente do clube castilhense, no próximo ano o trabalho de limpeza será realizado em outra área ribeirinha ainda a ser definida. Sobre a ação deste ano, ele observou:

A quantidade de lixo coletada diminuiu consideravelmente em comparação às cerca de 2,5 toneladas retiradas no ano passado. Por isso, acreditamos que esta ação contribuiu significativamente para a conscientização dos visitantes quanto a necessidade de preservação ambiental”.

Outra parte da programação do EcoRotary foi o plantio de 50 mudas de árvores de diferentes espécies, realizada pelo grupo na Estrada da Fé, que demanda ao bairro Junqueira, onde fica a Igreja e a Gruta de Nossa Senhora das Graças.

Ainda temos cerca de 200 outras mudas de várias espécies que foram doadas pela Usina Caeté e que serão distribuídos aos interessados pelo nosso clube satélite de Castilho nesta quarta-feira, dia 08, durante a feirinha do produtor que acontece na Praça Matriz”, acrescentou Adriano ao lado de seu amigo Edson, que é mergulhador e também presidente do Rotary Club Andradina Integração.

Entre as espécies de mudas estão as atraentes aroeira pimenteira, paineira, jacarandá, aroeira preta, ipês amarelo, branco e roxo, amoras grande e pequena, ingá, flamboyant, brinco de índio, árvore da china e cabriúva.