19 NOV 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
SAMAT dá início ao Programa Municipal de Inseminação artificial em Castilho
O PROMINA começou a ser executado na última semana, mas o projeto já está em desenvolvimento há três meses.
Há três meses a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SAMAT), deu início ao Programa Municipal de Inseminação Artificial, o PROMINA, aprovado pela Câmara Municipal, sob o número da Lei 2.310 de 4 de julho de 2013.

A ideia principal do PROMINA é o melhoramento genético da criação de bovinos dos pequenos produtores rurais de Castilho. O início das inseminações, no entanto, começou no último dia 09 de novembro.

“Hoje a principal matriz produtiva dentro da área rural, em especial nos assentamentos de reforma agrária, é a bacia leiteira. O município conta com aproximadamente 1.500 unidades de produção, e o apoio da pasta é fundamental para uma maior produtividade e rentabilidade do produtor rural”, destaca o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, José Carlos Justi.

Outra ação que não faz parte do projeto, mas que está diretamente ligada a qualidade dos resultados, é Programa Campo Acolhedor, Projeto BRS-Capiaçu, que tem como uma das principais pinças a melhoria no alimento do gado.

“As iniciativas pela melhoria da produção em Castilho, vem ao encontro daquilo que temos como princípio. Apoiar e fomentar o trabalho do nosso produtor. De fazer com que seja valorizado o esforço”, enfatizou o prefeito Paulo Boaventura.

A secretaria de Agricultura conta com profissionais capacitados para atender a demanda desse tipo de serviço, e o serviço poderá ser solicitado em qualquer dia, durante a semana, fins de semana e feriados. Basta que o produtor interessado, entre em contato com a SAMAT, e solicite os serviços do PROMINA.

“No local, todos os procedimentos serão realizados por nossas equipes, inclusive a constatação da fecundação do animal. Estamos à disposição de todos os nossos produtores, para ajudar no que for preciso”, comenta o Secretário.

Para solicitar o serviço de Inseminação Artificial, juntamente com a assessoria técnica, o produtor deve procurar a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, localizada no Anel Viário Prefeito Municipal Sebastião Antônio da Silva, n° 50, Castilho (Prédio do antigo SENAI), ou ligar no número 3741-1662.
Fonte: SAMAT
Autor: Ygor Andrade / Cris Corrêa