29 AGO 2018
CARRETA DO HOSPITAL DO AMOR INICIA EXAMES DE MAMOGRAFIA EM CASTILHO

por Ricardo Peixoto/Portal Castilho

CASTILHO – Chegou na manhã desta quarta-feira,29, ao Centro Integrado de Saúde de Castilho (CIS) a carreta do Hospital do Amor. Até o próximo dia 14 (sexta-feira), a equipe técnica realizará um total de 1.200 exames de Mamografia, utilizando modernos equipamentos capazes de diagnosticar precocemente o câncer de mama, possibilitando que o tratamento seja muito mais eficaz na cura da doença.

O público-alvo da campanha são as mulheres com idades entre 40-69 anos. Das 1.200 vagas disponíveis, 105ainda precisam ser preenchidas por castilhenses que, apesar da intensa divulgação realizada pela Prefeitura há mais de um mês, não agendaram os exames com seus respectivos Agentes Comunitários de Saúde (ou, no caso de pacientes da zona rural e Centro urbano da cidade, diretamente no Centro Integrado de Saúde).

Outro detalhe importante é que o agendamento deste exame não depende de pedido prévio do médico. Além disso, quem realizar o exame na campanha, ganha também o direito a todo o tratamento caso seja diagnosticado o câncer de mama.

Para melhor orientar as mulheres, equipes da Estratégia Saúde da Família estarão em plantão diariamente no CIS para receber e auxiliá-las. Outra providência adotada pela Secretaria Municipal de Saúde visando possibilitar o acesso das mulheres que trabalham fora de casa no período comercial, é o funcionamento do CIS até as 19h em alguns dias (consulte as datas com seu Agente Comunitário ou diretamente no CIS, quando for agendar a consulta)

Quem reside nos demais bairros urbanos também pode dirigir-se às UBSs Alípio e Laranjeiras para fazer o agendamento. O horário de atendimento em todas as unidades é de segunda a sexta-feira, das 08 às 15h30 e pode ser feito até o próximo dia 19/08.

Para realizar o agendamento, é necessário ter em mãos xerox do RG e CPF, Cartão do SUS e um comprovante atualizado de residência. O exame preventivo e anual é importante pois o diagnóstico precoce amplia grandemente as chances de cura da doença.