28 AGO 2018
Castilho fará programação especial em setembro contra o suicídio

CASTILHO – A secretaria municipal de Saúde fará uma grande mobilização no próximo mês denominado “Setembro Amarelo”. A proposta, em parceria com a secretaria de Educação e com o departamento de Cultura, visa a conscientização e a prevenção do suicídio.

No dia 06 de setembro haverá um show gospel na Praça da Matriz a partir das 19h30. Teatro e danças do setor de Cultura são outras atrações para este dia. No decorrer do mês, uma equipe da Saúde visitará as escolas Municipal e Estadual com palestras sobre o tema.

Até mesmo o Rotary Clube castilhense estará envolvido na campanha por meio da passeata que haverá no fim do mês, dia 29 de setembro. Esta caminhada envolverá funcionários da Prefeitura, Câmara de Vereadores e população local. Com início às 9h, o ato terá como trajeto saída do Fim de Linha passando por toda rua Osório Junqueira e finalizando na Praça da Matriz com apresentação do Projeto Guri.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Janini Nascimento, falar sobre suicídio é mais do que importante. “É uma questão de saúde pública e é extremamente necessário”, comentou. Esta campanha terá ainda o engajamento do Conselho Tutelar e Conselho de Pastores.

SETEMBRO AMARELO – É uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.