18 AGO 2018
VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO VAI ATÉ AS 17H DE HOJE

Por Marco Apolinário

CASTILHO – A Secretaria de Saúde do município de Castilho espera vacinar até as 17h de hoje (18) as cerca de 150 crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas contra a Poliomielite. Esta doença deformadora causada por um vírus, pode causar a paralisia em questão de horas e, em casos mais graves, pode até mesmo ser fatal.

“Na década de 80, esta doença chegou a causar a paralisia em 1000 pessoas por dia. Em 2016, graças aos esforços globais para sua erradicação, este número caiu para 37 casos em todo o mundo”, explica o jovem profissional de saúde e presidente do Rotaract Club de Castilho, Higor Bonifácio. Ele é um dos muitos voluntários do Rotary Club Internacional envolvidos na campanha ao redor do mundo. E você pode estar se perguntando o que o Rotary Club Internacional tem a ver com esta campanha. Desde 1985, este que é o mais atuante clube de serviço no mundo, já arrecadou e influenciou governos ao redor do planeta a doarem cerca de US$ 10 bilhões num esforço global para erradicação desta doença.

Em Castilho, estes jovens recepcionam os pais e crianças que chegam para ser vacinadas no Centro Integrado de Saúde – CIS, entregando folhetos informativos e divertindo as crianças com bexigas, pirulitos e pinturas.

Além deles, o Clube de Desbravadores Paraíso, ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia, participa ativamente da campanha, ajudando na recepção das famílias. Desde sua criação no município, o clube mantém uma sólida parceria com o setor de Saúde castilhense, contribuindo significativamente para o sucesso de várias campanhas.

SOBRE O DIA D – O Dia Nacional de Vacinação contra a Pólio imunizará as crianças menores de cinco anos de idade até as 17h de hoje, sem intervalo para o almoço. Os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar, podem ir tranquilos pois não enfrentarão filas graças à mobilização de dezenas de profissionais de saúde e a disponibilização de três salas de vacinação. “O processo é rápido (não dura nem cinco minutos) e os pais também podem aproveitar para atualizar as demais doses de vacina dos seus filhos. Para isso, não podem se esquecer de levar a carteirinha de vacinação das crianças. Importante frisar que a vacinação é gratuita e estas gotinhas tão simples podem livrar as crianças da paralisia”, explica a secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento.