04 AGO 2018
Via Rondon “constrói” minicidade em Castilho para Educação no trânsito

CASTILHO – O ginásio municipal de esportes “Jorge Franco” cedeu espaço para construção de uma minicidade. Projeto da empresa Via Rondom em parceira com a Secretaria Municipal de Educação e que tem como objetivo ensinar às crianças noções básicas de trânsito. Com mais de 500 metros quadrados, a cidade miniatura serve de cenário para aulas práticas e lúdicas voltadas à crianças de 5º ano das escolas municipais.

A Cidade conta com ruas, praça, 2 semáforos, 2 Jipes e 8 veículos (quadricíclos) que contribuem para que os pequenos futuros motoristas vivenciem e aprendam sobre a rotina diária no trânsito. O Projeto é dividido em dois momentos: Uma parte teórica e outra prática. Na aula teórica, ministrada por uma autoridade de trânsito, os alunos recebem orientações de conduta como pedestres, ciclistas, passageiros de veículos coletivos e de passeio e, na sequência, tem a oportunidade de conduzir um veículo (quadricíclo) e de ser um pedestre na BR City, seguindo as regras de trânsito que acabaram de aprender.

A minicidade ficará montada dentro do ginásio de esportes até o dia 14 de agosto e abre para visitação a partir desta segunda-feira,06. De acordo com a secretária de Educação, Tânia Nascimento, as crianças dos 5º ano das escolas municipais poderão fazer todo trajeto dentro da minicidade. Porém estará aberto para visitação de toda população que tenha interesse em ver de perto a cidade em miniatura .

No local haverá servidores para auxiliar a população e também técnicos responsáveis da concessionária Via Rodon. Os horários para visitas serão das 8h às 17h, com intervalo para almoço das 11h às 13h. A rede municipal de ensino já possui escala de palestras e participação dos alunos, Apenas estas crianças poderão entrar no local que está instalada a minicidade e fazer o percurso dentro da mesma.

A empresa Via Rondon, autora do projeto expressou em nota o motivo especial para esta parceria com as escolas municipais. “Um de nossos principais objetivos é o de orientar e educar crianças, jovens e adultos, para que tenham um comportamento cordial, tranqüilo, humanizado e amistoso no trânsito. Afinal, o trânsito é um espaço público e compartilhado, onde podemos interagir com as outras pessoas, conhecer novos amigos, enfim, conviver respeitando os deveres e exigindo os direitos que temos, enquanto cidadãos que somos.”