24 JUL 2018
Eventos culturais vão dominar os 65 anos de Castilho

CASTILHO – A Prefeita Fátima Nascimento anunciou nesta terça-feira,24, a programação dos 65 anos de emancipação político-administrativo de Castilho. A programação está rica em atrações culturais para todos os gostos e shows Prata da Casa.

Os eventos ocorrerão em três locais distintos, CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura), Praça da Matriz e bairro Beira Rio. As festividades iniciam na quinta-feira,09 e vão até domingo dia 12. Uma das grandes atrações é a vinda do barco turístico Odisséia, intermediado pelo COMTUR, para proporcionar opção extra de lazer aos castilhenses e turistas.

TEATRO – Na quinta-feira,09, tem apresentação de uma peça teatral do grupo FeArte de Ilha Solteira. O espetáculo está previsto para iniciar às 20h no anfiteatro do CIEC. A entrada é franca e aberta para toda família. Não tem restrição de idade.

ALVORADA – Na sexta-feira,10, a tradicional Alvorada às 6h da manhã com torpedos de fogos de artifício e apresentação da BAMAC por algumas ruas da cidade, sob regência do maestro Adriano.

PASSEIO CICLÍSTICO – Ainda na sexta-feira, aniversário de Castilho, haverá passeio ciclístico com início às 8h da manhã, saindo do CIEC. Este passeio é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e envolverá todos alunos da rede municipal de Ensino. Porém, a secretária Tânia Nascimento informa que os pais e amigos dos alunos também podem participar. O trajeto seguirá por algumas ruas do centro e será finalizado na praça da Matriz onde haverá recreação até as 11h da manhã.

CONCERTO SINFÔNICO – Também na sexta-feira, às 20h, tem apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem, da cidade de Lins. Sob a regência de João Fernando Paluan, o conjunto é composto por 80 integrantes, entre instrumentistas e coralistas de Lins e também de outras cidades como Bauru, Catanduva, Duartina, Lençóis Paulista, Marília, Novo Horizonte, Penápolis, Promissão e São José do Rio Preto. Esta apresentação também será no CIEC.

BANDAS E FANFARRAS – No sábado,11, tem encontro regional de Bandas e Fanfarras de toda região. Aproximadamente 10 municípios confirmaram presença e devem trazer para Castilho uma grande variedade musical. A concentração desses grupos será no ginásio municipal de Esportes, de onde sairão em desfiles rumo à Praça da Matriz, ponto central das apresentações diante do palco das autoridades. Evento previsto para iniciar às 09h.

AMISTOSO – Às 16h a bola rola no estádio municipal Waldomiro Moreira de Aguiar com grande jogo amistoso entre Veteranos Castilho versus AEA máster (Associação Esportiva Araçatuba). Os jogadores do AEA são ex-profissionais que passaram pelo clube quando o mesmo disputou a Séria A do Paulistão. Muitos desses jogadores também atuaram por outras grandes equipes como o jogador Nikinha (Guarani, Atlético Paranaense). Esquerdinha (São Paulo) Garrinchinha (Bahia, Paisandu, China , Vasco da Gama) Vital (Atlético Paranaense), dentre outros que jogaram em várias equipes paulista e futebol brasileiro. Selmo Romero, Marcos Moda, Xangal, Vandinho, Luizinho, Aléco, Nenê Vieira e outros.

PRATA DA CASA – No mesmo local e no mesmo dia (sábado,11) sobem ao palco os Prata da Casa. Às 19h tem apresentação da Orquestra Municipal de Violeiros sob regência do maestro Marcelo Carreira.  Em seguida tem show com a dupla Dé Gaiteiro e Mateuzinho. Pai e filho estão na estrada há 3 anos e vem se apresentando em bailes, aniversários e casamentos de Castilho e região sempre com o estilo musical mais apreciado dos castilhense, o forró dançante. Para finalizar a noite de sábado tem ainda show da dupla Fabrício com Márcio Viola & Banda. Presença constantes nas principais casas de shows de toda região, Fabrício e Marcio Viola agradam a todo tipo de público devido o repertório eclético dos músicos.

BARCO ODISSÉIA – De 09 a 12 de Agosto o barco Odisséia fará passeios diários pelo rio Paraná, sempre com saída às 9h e retorno às 15h. No local será servido café da manhã e almoço a bordo. Este passeio tem um custo de R$ 90,00 por pessoa. Crianças de até 4 anos acompanhadas dos pais não pagam. O barco estará atracado no rancho Nossa Senhora da Conceição (Rancho do Deja), no bairro Beira Rio.

FESTA DO PESCADOR – Em abril deste ano o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) decidiu em reunião propor à Prefeitura que não realizasse a Festa do Pescador no aniversário da cidade como em anos anteriores. Por sugestão dos membros do Conselho que possuem pousadas as margens do Rio Paraná, o ideal seria que a Festa do pescador fosse realizada no início do ano sempre após a abertura da pesca, pós-piracema. Segundo eles, a data é mais propícia para realização do Torneio de Pesca e para atrair os turistas. “Nesta época do ano (agosto) a água está gelada e quase não se pega mais peixe”, esclarece o conselheiro Marcelo da Pousada da Dani. O pedido do COMTUR foi acatado pela Administração.

A Prefeita juntamente com a Comissão Municipal de Festejos conseguiu montar atrativa programação com custo baixo. “Sabemos das dificuldades que estamos enfrentando no momento, mas não poderíamos deixar de fazer uma programação especial do aniversário de Castilho”, comentou. Segundo Fátima, os gastos com a festa foram reduzidos em função de outras prioridades, porem mantendo a qualidade atrativa de grandes festejos para os castilhenses, com programação especial para todas as idades.