CASTILHO - SP

O PARAÍSO DO PESCADOR

E DA PESCA SUSTENTÁVEL


O TURISMO EM CASTILHO

Castilho reúne características especiais para alcançar a condição de Município de Interesse Turístico (MIT). Seus recursos naturais e paisagísticos já o transformaram em uma referência turística regional para onde se deslocam populações de diversas regiões do oeste paulista para atividades de lazer. Além de desfrutar de uma posição geográfica singular, o local de rara beleza é banhado pelos rios Tietê, Paraná e Aguapeí, também conhecido pelo apelido de rio Feio devido a coloração de suas águas barrentas. É neste terceiro rio que as Centrais Elétricas de São Paulo (CESP) mantêm uma Unidade de Conservação (RPPN) propícia à visitação para estudo, contemplação e conhecimento da fauna e flora da região. O Parque Estadual do Aguapeí também engloba áreas territoriais de Castilho e sua adequação para visitação ainda está em planejamento.

O município é envolvido por imenso lago, formado pela Usina Hidroelétrica Engenheiro Souza Dias, conhecida como Usina de Jupiá, que se estende por 330 km² a montante no Rio Paraná. As terras inundadas pelos lagos das Usinas de Jupiá e, posteriormente, pelo da Usina de Rosana, acarretaram grande perdas de terras exuberantes, porém trouxe um ecossistema única, já que a transformaram no mini pantanal paulista.


Castilho é também o município que, na região, atende o maior número de pequenos agricultores oriundos do Programa Nacional de Reforma Agrária, totalizando 1.185 famílias em 13 assentamentos rurais, configurando a segunda maior concentração de reforma agraria do Estado de São Paulo.
As administrações municipais têm procurado investir em infraestrutura do turismo, como a implantação de trilhas no entorno dos riachos, cavalgada de comitivas e noturna, almoço típico, visita programada até a área de produção, com a colheita de frutas destinadas ao deleite do turista. Possui, ainda, 100% de cobertura da malha urbana de água potável encanada, 100% de coleta e tratamento de efluentes urbanos, além da coleta regular dos resíduos sólidos gerados pela população local e flutuante. Conta também serviço médico emergencial de ambulâncias com mais de 15 unidades, com um hospital particular capaz de atender, também, os turistas com o serviço médico emergencial.

LOCALIZAÇÃO