SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

taniath_

SECRETÁRIA:

REGINA DE MORAES NASCIMENTO

52 anos, pós-graduada em Psicopedagogia, casada, mãe de três filhos e três netos.

TELEFONES ÚTEIS:

Secretaria da Educação: (18) 3741-2072

Celular da Secretária: (18) 99606-3079

EXPERIÊNCIA TÉCNICA

Professora na Rede Pública Municipal de Ensino há 18 anos, dos quais 15 anos já como professora efetiva em pelo menos dois cargos: Educação Infantil e Professora Adjunto. Conhece de perto e por dentro as unidades escolares do município por já ter lecionado em todas elas, inclusive nas da área rural. Entre os projetos desenvolvidos em sala de aula destaca-se os voltados para o meio ambiente, culminando sempre com um teatrinho. “Eu gostava muito de desenvolver as sequencias didáticas e uma que as crianças gostaram bastante foi uma sequencia da `boneca de lata`. Nós construímos juntas essa boneca de lata e foi muito gratificante”, recorda a secretária.

DESAFIOS COMO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

A autonomia no setor tende a ser um dos maiores desafios, tal como a inclusão nas escolas. “Quero dar respaldo com especialistas, rever as estruturas das escolas com mais carinho e quero ter mais afinidade com os professores. Com autonomia pretendo sanar as ansiedades e preocupações do corpo docente e educadores que irão trabalhar com a gente”, deseja Tania Nascimento. Para alcançar tais objetivos, a secretária promete melhorar a comunicação com todos membros das unidades escolares, bem como da secretaria da Educação. Pretende lançar um olhar diferenciado ao professor em sala de aula e fazer a educação de qualidade do município avançar e ser destaque na região.

AO QUE COMPETE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Secretaria da Educação é o órgão encarregado de promover, implantar e desenvolver a política educacional, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e do Estado, exercendo ações distributivas em relação a suas unidades escolares, dispor sobre normas complementares para o aperfeiçoamento permanente de seu sistema de ensino; oferecendo educação infantil em creches e pré-escolas em prioridade, o ensino fundamental, atuando em outros níveis de ensino, quando atendidas plenamente as necessidade de sua área de atuação e com recursos distintos dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal; à manutenção e desenvolvimento do ensino, oferecer, incentivar, difundir e promover políticas e planos de ensino superior e profissionalizante desempenhando as incumbências e atividades, administrar os estabelecimentos de ensino municipal; estabelecer e gerenciar o preparo da distribuição da merenda escolar, e do transporte de alunos; é um órgão que tem por objetivo básico assistir e assessorar o Prefeito na estipulação de políticas, programas, planos, projetos, diretrizes metas referentes ao sistema de educação municipal, competindo-lhe: planejar e coordenar a execução das políticas de educação do Município em consonância com as normas e critérios dos planos nacional e estadual de educação; supervisionar, coordenar e controlar os órgãos que lhe são subordinados; atuar, em conjunto com as comissões e conselhos municipais específicos de sua área de atuação, no desenvolvimento das ações ligadas à sua pasta, convocando reuniões quando necessário, visando ao entrosamento entre a Administração Municipal e a comunidade; determinar normas e procedimentos da área de educação municipal em consonância com as leis e diretrizes de âmbito federal e estadual, inclusive com o Estatuto da Criança e do Adolescente; supervisionar, coordenar e controlar a execução de programas complementares à Educação, como a alimentação escolar, transporte escolar, equipamentos e materiaisdidático pedagógicos, assistência à saúde física, mental e emocional dos educando; promover a administração, o controle, à atualização, reciclagem e aperfeiçoamento, bem como a avaliação do pessoal da rede de educação municipal sob sua responsabilidade, em consonância com a política de Administração de recursos humanos do Município; criar mecanismos que assegurem a plena liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a cultura, a arte e o saber, em condições de igualdade e sem distinção de nenhuma espécie, readequado, incentivando e apoiando sempre seu quadro de magistério e demais servidores sob seu controle.
Parágrafo Único. A Secretaria de Educação compõe-se das seguintes unidades:

I- Chefia de Gabinete da Secretaria de Educação. II- Assessoria de Gabinete. III- Departamento de Educação Infantil. a) Divisão de Ensino Infantil - Creche; e b) Divisão de Ensino Infantil - Pré Escola. IV- Departamento de Educação Fundamental. a) Divisão de Ensino Fundamental - Escolas; b) Divisão de Ensino Fundamental - Jovens e Adultos; d) Divisão de Merenda Escolar; e e) Divisão de Transporte Escolar.