Governo Fátima Nascimento leva Saúde e Educação ao bairro Nova Iorque  

CASTILHO – “Saúde no bairro!”. Esse foi mais um projeto social finalizado na manhã deste sábado,22, no bairro Nova Iorque envolvendo três secretarias do Governo Fátima Nascimento. Educação, Saúde e Social fizeram um trabalho de integração visando melhorar a qualidade de ensino e de vida dos alunos da escola Dijanira Bozzo Jorge. Cachorro-quente, guaraná e presentes (bonecas, carrinhos e bolas), para todas crianças que participaram assiduamente do projeto.

 

De acordo com a secretária de Saúde, Janini Nascimento, o projeto teve início em agosto. Ao menos três psicólogas foram contratadas via CIENSP (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo), para atender todas as crianças da escola nesse período. “Essas profissionais avaliaram principalmente os motivos de absenteísmo (faltas). As crianças que tinham problemas didáticos foram encaminhadas à coordenação pedagógica da Secretaria de Educação. As com problemas psicológicos estão sendo atendidas pela psicologia do CIS e as de questão social foram encaminhadas ao CREAS”, explicou Janini. Segundo ela, todos os dias esses alunos foram acompanhados pelas psicólogas e contaram ainda com palestras das equipes da UBS Alípio. Drogas e suicídio foram dois temas bastante trabalhados.

 

CULMINÂNCIA – O encerramento do projeto foi celebrado com festa e agradecimento por parte de vários pais. A Prefeita Fátima Nascimento participou do ato final juntamente com os vereadores Itamar Vieira e Flávio Nascimento. Dentro do projeto teve ainda a participação do Clube dos Desbravadores, da igreja Adventista do 7º Dia. “Eles foram convidados para poder ensinar as crianças questões de ordem, regra e obediência. A partir de agora os desbravadores tem mais dois encontro nesta escola e equipe da Saúde permanece fazendo acompanhamento psicopedagógico na unidade escolar”, finalizou Janini.

Como o resultado desse projeto piloto foi considerado mais do que positivo pela Secretaria de Saúde, a Administração da Prefeita Fátima Nascimento vai estendê-lo para outros bairros. “Agora seguiremos para o bairro Laranjeiras e vamos trabalhar na escola, EMEI e creche daquele bairro”, confirmou a Prefeita.