Programa “Jovem Aprendiz” vai inserir castilhenses no Mercado de Trabalho

CASTILHO – Depois do convênio “Time do Emprego” assinado semana passada entre a Prefeita Fátima Nascimento e o secretário estadual adjunto, Bruno Maluly, Castilho terá outro importante projeto para os moradores. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania firmou parceria com o Instituto Pater, ligado a empresa Societá Formação Profissional, visando criar o programa “Jovem Aprendiz” na cidade. O termo de adesão foi assinado entre o representante do Instituto, Hélio e a secretária municipal Lilian Nascimento, da qual também participou do ato a assistente social do município, Ambrosina Alvares Pessoa.

De acordo com Hélio, a Societá Formação Profissional é uma entidade qualificadora de jovens aprendizes, que atua como parceira de empresas de todo o País no cumprimento da Lei da Aprendizagem.  Na visão da secretária da Assistência Social, é mais uma oportunidade de qualificar os castilhenses desempregados. “Vamos qualificar nossos jovens com idades entre 14 e 24 anos por meio de cursos gratuitos. É um compromisso da Administração da Prefeita Fátima Nascimento para com os moradores que lutam por mais emprego e nem sempre conseguem por falta da qualificação”, relatou Lilian.

O compromisso do instituto Pater é oferecer um modelo que beneficie tanto os aprendizes quanto as empresas, possibilitando formação profissional de qualidade, o que contribui para a crescente inserção de jovens no mercado de trabalho e para a qualificação de mão de obra especializada.

A princípio serão disponibilizados quatro cursos para Castilho. Almoxarife, Promotor de Vendas, Repositor de Mercadorias e Assistente Administrativo. “Mas estamos solicitando um curso de Açúcar e Alcool de vido a nossa grande demanda, já que em Castilho contamos com uma importante usina, a Viralcool, que poderá depois contratar esses jovens qualificados”, disse Lilian.

Veja a seguir um breve resumo do objetivo de cada curso a ser oferecido aos castilhenses. A secretária disse que em breve serão abertas as inscrições para que os interessados possam fazer a matrícula.

ALMOXARIFE: O curso de Almoxarife tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento de competências que permitam a execução de serviços de apoio nas diversas áreas da empresa; recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos; fazer os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlar os estoques; distribuir produtos e materiais a serem expedidos; e organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar.

PROMOTOR DE VENDAS: O curso de Promotor de Vendas tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento de competências que permitam a execução de serviços de apoio nas diversas áreas da empresa, venda e registro de entrada e saída de mercadorias, exposição de mercadorias de forma atrativa, prestação de serviços aos clientes, tais como troca de mercadorias, abastecimento de veículos, e outros serviços correlatos; fazer inventário  de mercadorias para reposição; elaborar relatórios de vendas, promoções, demonstrações e pesquisa de preços.

REPOSITOR DE MERCADORIAS: O curso de Repositor de Mercadorias tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento de competências que permitam a reposição, o abastecimento, a exposição, a venda,  o registro e a saída de mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, assim como a prestação de serviços a clientes e a elaboração relatórios de vendas, promoções, demonstrações e pesquisa de preços.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO: O curso de Assistente Administrativo tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento de competências que permitam a execução de serviços de apoio nas diversas áreas da empresa, o atendimento a fornecedores e clientes, a preparação de relatórios e planilhas e a prestação de serviços de apoio e suporte administrativos.