Home / Destaque / UBS Laranjeiras fará prevenção contra hanseníase no Mauro Roberto Manoel
UBS Laranjeiras fará prevenção contra hanseníase no Mauro Roberto Manoel

UBS Laranjeiras fará prevenção contra hanseníase no Mauro Roberto Manoel

CASTILHO – Uma parceira entre UBS Laranjeiras e Secretaria Municipal de Educação vai proporcionar a dezenas de alunos da escola Mauro Roberto uma saúde de qualidade. Na próxima segunda-feira, dia 05, haverá uma ação preventiva para detectar e cuidar de pacientes com hanseníase. Esse trabalho faz parte do programa “Saúde na Escola”.

Os agentes comunitários de saúde e equipes do Programa Saúde da Família que atuam na UBS do bairro Laranjeiras com a enfermeira Sandra Marques vão permanecer o dia todo na escola, das 7h30 da manhã até as 16h. Além da hanseníase, os agentes de saúde vão investigar também casos de tracoma.

Os profissionais vão observar sinais e sintomas das doenças. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde espera aumentar o diagnóstico precoce e identificar alunos em que a hanseníase e tracoma ainda persistem. Os casos suspeitos serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento.

Diante de um diagnóstico positivo de hanseníase, será possível descobrir se há outros casos na família ou comunidade, evitando a transmissão da doença. A hanseníase tem cura e a transmissão é interrompida já no início do tratamento.

“Através da parceria Educação e Saúde conseguimos atingir um público muito maior em um curto espaço de tempo. Além que cada ação gera às crianças o ensino da importância da prevenção e com isso eles aprendem e passam a entender desde cedo que saúde se faz com prevenção”, avaliou a Secretária de Saúde, Janini Nascimento.

A Secretária de Educação, Tania Nascimento, também avalia com bons olhos essa parceria. “Com certeza é uma parceria que vem ao encontro das necessidades dos nossos alunos. Está contribuindo e proporcionado a formação integral , por meio de prevenção e atenção a saúde”, finalizou.

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*

Publicidade de Exemplo