Home / Destaque / Saúde controla surto de conjuntivite em Castilho e números caem
Saúde controla surto de conjuntivite em Castilho e números caem

Saúde controla surto de conjuntivite em Castilho e números caem

CASTILHO – A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu reduzir o número de casos de conjuntivite na cidade após um intenso trabalho de ação preventiva. Em meados de fevereiro foi registrado um surto com pelo menos 127 casos.

“Em um único dia o hospital da cidade chegou a atender 15 pacientes pelo mesmo motivo”, relatou Naira Janaina de Deus, enfermeira da Vigilância Epidemiológica. Ela acredita que esse foi o momento de pico. Porém, os números estão reduzindo gradativamente.

“Percebemos que diminuiu porque na primeira semana logo após o carnaval eu recebi 65 notificações do hospital naquela semana. E agora apenas 17 ”, comemorou.

Para a secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento, a redução se deve ao esforço do setor que investiu na prevenção de forma intensa. “Além dos meios de comunicação, nossas agentes de saúde também atuaram casa a casa orientando as pessoas e até no comércio. Distribuímos panfletos sobre como evitar e quais cuidados tomar com a conjuntivite”, explicou Janini.

Temendo que o surto pudesse virar uma endemia ou até mesmo uma epidemia – tendo em vista se tratar de uma doença de fácil contágio, a secretaria de Saúde reforçou o estoque da Farmácia Municipal com dezenas de colírio e fez pedido de uma nova remessa do medicamento.

“Vamos até cancelar o pedido de compra, pois vimos que o surto foi controlado e ainda temos 120 colírios em nosso estoque. Sendo assim, graças a Deus não vamos precisar comprar mais, até porque nem está tendo mais procura pelo medicamento”, explicou Janini.

Publicidade de Exemplo

Veja Também

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados *

*

Publicidade de Exemplo