Home / Destaque / Prefeita Fátima prestigia encerramento das oficinas de bordado e pintura em tecido

CASTILHO – Cerca de 40 alunos receberam o certificado de conclusão das oficinas de bordado patch aplique e pintura em tecidos. Os cursos foram oferecidos às famílias em vulnerabilidades cadastradas no CRAS e beneficiárias do Bolsa Família, bem como em programas de transferência de renda. Prestigiando o encerramento, a Prefeita Fátima Nascimento parabenizou as participantes pela perseverança e prometeu que haverá novas oficinas no próxima ano.

O curso teve duração de cinco meses e ocorreu entre junho e outubro. Cada oficina mantinha um grupo de 20 mulheres. Na de pintura em tecido, sob monitoramento da professora Mariza Afonso, os encontros eram sempre as terças e quintas. Já na de bordado, tendo como monitora a professora Shellagh Eridan, o curso ocorria as segundas e quartas-feiras.

De acordo com Margarida Lopo – coordenadora e assistente social do CRAS, o material para realização dos cursos foi custeado com recursos do PAIF – Plano de Atendimento Integral às famílias e Prefeitura de Castilho.

Além de Margarida, todo trabalho era acompanhado e organizado pela equipe técnica do CRAS que conta ainda com a assistente social Marlene Robechini e a psicóloga Maria José Almeida.

“As peças confeccionadas serão expostas e vendidas. O dinheiro das vendas será utilizado na reposição do material a serem utilizados em outras oficinas”, explicou Margarida.
Segundo a assistente social, o objetivo das oficinas é justamente fortalecer vínculos familiares e comunitários. “Gerar renda, melhorar a qualidade de vida dos usuários e elevar a autoestima”, considerou.

A fala da coordenadora foi complementado pelo testemunho de uma das participantes que disse ter encontrado um novo sentido em sua vida com as oficinas. Segundo a aluna, teve momentos de solidão que chegou a pensar em tirar a própria vida. As oficinas resgataram sua vontade de viver.

No encerramento do curso as participantes ainda foram presenteadas com uma peça da oficina e tiveram direito a saborear um delicioso coquetel proporcionado pelo Fundo Social de Solidariedade, por meio de sua presidente Lilian Nascimento.