Home / Destaque / Equipe técnica monitora ações projetadas para os próximos 10 anos na Educação
Equipe técnica monitora ações projetadas para os próximos 10 anos na Educação

CASTILHO – A secretaria municipal de Educação, Tânia Nascimento, reuniu na última sexta-feira, 24, a equipe técnica responsável pelo monitoramento e avaliação do plano municipal de educação. O grupo também se reuniu com a comissão coordenadora deste plano que durante o ano atuaram juntos, para apresentação e apreciação dos estudos realizados.

Segundo Tânia, este Plano Municipal de Educação de Castilho tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa.

“Por isso juntos, Governo Executivo, Legislativo e Sociedade Civil, além dos pais, alunos, professores e demais profissionais da educação participarão em fevereiro do próximo ano de uma audiência pública para que todos possam analisar e conhecer as políticas públicas monitoradas e avaliadas por essa equipe técnica”, explicou a secretária. A data da audiência pública ainda não foi definida.

Entre as políticas públicas avaliadas pela Secretaria de Educação e Comissão Coordenadora, no biênio de 2015 a 2017, estão os propósitos em reduzir as desigualdades sociais e que o município avance em qualidade com equidade para cada cidadão castilhense.

O Plano Municipal de Educação (PME) Lei n. 2.528 de 22 de junho de 2015, foi elaborado sob a coordenação do então Departamento Municipal de Educação, hoje Secretaria, com participação da sociedade, por meio da conferência municipal e em conformidade com o Plano Nacional de Educação.

“Esse plano faz inicialmente um breve relato do município de Castilho e a situação educacional do mesmo onde salienta sobre a importância deste, como aponta o que cabe ao município realizar dentro dos prazos e recursos estipulados. Determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos”, detalhou a Secretária.

Para essa garantia, o acompanhamento e o monitoramento do Plano Municipal de Educação são realizados a cada dois anos por comissão técnica responsável onde essa busca realizar a articulação entre metas, previsões orçamentarias e os prazos, seguindo a legislação vigente.