Home / Destaque / Outubro Rosa encerra com mais de 1,6 mil atendimentos no CIS
Outubro Rosa encerra com mais de 1,6 mil atendimentos no CIS

CASTILHO – A secretária municipal de saúde, Janini Nascimento, apresentou o balanço final da campanha “Outubro Rosa”. Foram mais de 1,6 atendimentos nas unidades básicas de Saúde em busca da prevenção ao câncer de mama, bem como ao câncer do colo de útero.

“O resultado foi além do esperado. As mulheres atenderam ao convite à prevenção”, comemorou Janini. Segundo a secretária, a prevenção continua durante todo o ano. “Mas este período foi essencial para atendermos as mulheres de forma individualizada”, explicou.

No período de 01 a 31 de outubro foram mobilizados todos agentes de saúde, além de enfermeiros, Departamento Odontológico, farmácia, vigilância epidemiológica, atendentes e assistentes.

Outras três ações marcaram a campanha “Outubro Rosa” realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Nos dias 09 e 17 do mês passado o plenário da Câmara de Vereadores foi palco de duas importantes palestras sobre o tema. Palestras essas que se transformaram em testemunho de vida e superação.

No dia 17, a professora Ademirde Mendonça Lima e a enfermeira Selma Spegiorin, partilharam com o público os desafios que enfrentaram após detectarem o câncer de mama. Já no dia 17 foi a vez da cabeleireira Débora Tateishi que abordou o tema Colo de Útero. Débora também foi vítima e superou.

A terceira ação, que fechou com chave de ouro a campanha, foi a vinda do ônibus itinerante da Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente. Em cinco dias passaram pelo ônibus 700 mulheres. Para atender a demanda, o veículo era dotado de dois consultórios médicos na qual as enfermeiras Walma Fontolan Ferraz e Vania Renata Parizi.

Elas vieram de Prudente para coletar o exame preventivo ao câncer do colo de útero. A prefeita Fátima Nascimento esteve ao menos duas vezes no local acompanhando de perto os trabalhos preventivos realizados pelo ônibus itinerante.