Home / Destaque / Fátima Nascimento traz renomado consultor a custo zero para impulsionar assentados

CASTILHO – “Deu uma nova injeção de ânimo”, foi com essa frase que o assentado castilhense Renato Sérgio Ribeiro Costa avaliou a palestra do consultor Antonio Benedito Ângelo. A convite da prefeita Fátima Nascimento e sem cobrar nada do município, o palestrante passou três dias em Castilho conhecendo a realidade rural do município antes de se reunir com os assentados. Carlinhos Algodoeira, secretário municipal de Agricultura, acompanhou o consultor. Ele traz em seu currículo trabalhos voltados para consultoria agrossocial e de projetos agrossustentabilidade.

O tema da palestra foi baseado na cidade como protagonista do seu próprio desenvolvimento, a partir dos assentamentos rurais e a agrofamiliar gerando emprego, renda e produção para abastecer o mercado local e regional.

“Quem tem um pedaço de terra, tem um pedaço de Deus”, disse o palestrante como forma de motivar os assentados a terem mais amor pelo pedaço de terra, bem como para que pudessem agregar valores as suas produções. Além de motivar o grupo a serem empreendedores sustentáveis, insistiu que acima de tudo era preciso união. Também exigiu que houvesse esforços para produzirem o que de fato tinham como vocação. “A missão é transformar as propriedades rurais em verdadeiras fábricas verdes sustentáveis”, disse Ângelo.

Ele defendeu a importância de se revitalizar os assentamentos castilhenses, bem como os produtores rurais com novos arranjos agrossociais e sustentáveis. “Digo isso porque os assentamentos rurais e a agrofamiliar é o melhor caminho para uma vida digna de gerar empregos e rendas.

RENOMADO – O consultor Antonio Benedito Ângelo traz em sua bagagem experiências em sistema agroflorestal, agroecológicos e arranjos socioeconômicos e produtivos sustentáveis em assentamentos rurais e para agricultura familiar, implantados na região Amazônica, Nordeste, Sudeste e Centroeste. Ele também foi consultor da ONU, Pronaf/Incra, Cooperativas, Federação de Trabalhadores Rurais, Projetos com o Itamarati – o maior assentamento de reforma agrária do Brasil. Ele também acumula Projetos internacionais: Venezuela (Projeto El Labirinto); Equador (Projeto Rio Baba) e Moçambique (Agrossocial e produtivo na Vila Cateme, com 780 famílias).