Home / Destaque / Prefeita Fátima acompanha alunos na soltura de 400 mil peixes no Paraná
Prefeita Fátima acompanha alunos na soltura de 400 mil peixes no Paraná

CASTILHO – A convite da CTG Brasil, concessionária das usinas Ilha Solteira e Jupiá. A prefeita Fátima Nascimento acompanhou na tarde de ontem os alunos da escola Maria Dáuria na soltura de pelo menos 400 mil peixes alevinos. Também acompanharam a prefeita os vereadores Daniel Batista de Oliveira, Flávio Nascimento e o secretário de Agricultura, Carlinhos Algodoeira. O presidente da CTG Brasil, Li Yinsheng, esteve presente e falou com as crianças sobre a importância de se preservar o meio ambiente. A prefeita Fátima aproveitou para convidar Li Yinsheng para os festejos de aniversário da cidade, que inicia amanhã, quarta-feira,09, com show de Mato Grosso e Mathias.

Pela terceira semana consecutiva, técnicos da área de Meio Ambiente da CTG Brasil realizam a soltura de peixes jovens das espécies curimbatá, piapara e pacu- guaçu na Bacia do Paraná. As ações, que seguem até o dia 11, fazem parte do programa de manejo pesqueiro da companhia nos reservatórios das hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá, contemplados com 400 mil novos peixes.

As solturas ocorreram em pontos diferentes dos reservatórios, aprovados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais). A partir deles, os peixes se deslocam pelos reservatórios e afluentes, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e ampliação do estoque pesqueiro na região.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente da CTG Brasil, Rogério Marchetto, até o final do ano a empresa pretende soltar 2,1 milhões de novos peixes nos reservatórios de Ilha Solteira e Jupiá. “Manteremos essa cota anualmente, buscando a utilização também de outras espécies nativas, como a piracanjuba e o dourado, que apesar de serem mais desafiadoras de se produzir em cativeiro, são importantes para o ecossistema da Bacia do Paraná e têm valor econômico e cultural para as comunidades ribeirinhas”, expõe o gerente.

Os peixes para abastecer o programa são produzidos na Estação de Aquicultura localizada em Salto Grande (SP), às margens do rio Paranapanema. “Mantemos uma parceria com a Rio Paranapanema Energia – detentora da estação e de oito hidrelétricas no Paranapanema – que é uma subsidiária do Grupo CTG no Brasil”, diz Marchetto.

Educação ambiental – Nesta segunda-feira (7), a soltura de peixes em Jupiá foi acompanhada por 90 crianças da EMEIEF Professora Maria Dáuria Silva Oliveira, de Castilho, e integrantes do Programa Patrulha Florestinha, de Três Lagoas (MS). Também foram convidados representantes das prefeituras das duas cidades e das Polícias Ambientais de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Para receber e contextualizar esses participantes sobre seu programa de manejo pesqueiro e as vantagens do repovoamento, a CTG Brasil disponibilizou uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros agrônomos, biólogos, veterinária e técnicos de Meio Ambiente. “As solturas são abertas à comunidade, já que é responsabilidade de todos se engajar na preservação do meio ambiente. Por isso, a participação da sociedade é estimulada e valorizada pela CTG”, diz Marchetto.

A ação teve a cobertura da CCTV (Televisão Central da China) – a TV estatal chinesa – que está fazendo um documentário sobre a produção de energia limpa pela CTG no Brasil. “A CTG construiu e opera quatro das 10 maiores hidrelétricas do mundo e entrou no mercado brasileiro visando combinar a experiência do Brasil e da China na geração de soluções de energia limpa para o futuro. É grande o interesse dos chineses não somente pelas operações da companhia no Brasil, mas pelo próprio país”, comenta Salete da Hora, da área de Comunicação da CTG Brasil.