Home / Destaque / Conferência Municipal da Saúde teve mais de cem propostas em Castilho
Conferência Municipal da Saúde teve mais de cem propostas em Castilho

CASTILHO – A Prefeitura de Castilho, juntamente com a Secretaria de Saúde e com o apoio do Conselho Municipal de Saúde realizou sexta,21, e sábado,22, a n8ª Conferência do Órgão sob o tema: SUS, Um compromisso de todos! Este encontro teve como objetivo elaborar e propor em conjunto com a população, diretrizes que contribuirão para a elaboração e melhoria da Política da Atenção Básica, além de reafirmar, impulsionar e efetivar esses princípios e diretrizes no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Conferência envolveu população, trabalhadores de saúde, prestadores de serviço e gestores, para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos. Participaram do encontro, a prefeita Fátima Nascimento, a secretária de Saúde, Janini Nascimento, e demais os secretários municipais, além de vereadores, servidores públicos e um grande público em geral. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Tencarte, todos os profissionais de saúde e representantes de várias entidades também marcaram presença.

A prefeita Fátima destacou durante a abertura da conferência que desde que assumiu a prefeitura, o setor de saúde vem sendo tratado com prioridade. A secretária de Saúde também destacou a importância da realização desta Conferência, que deu a oportunidade para se discutir temas importantes para a população. “Podemos afirmar que o principal desafio do sistema de saúde é trabalhar a prevenção para que a população possa ter uma vida mais saudável. Portanto, encontros como este são muito importantes para todos nós”.

Flávio Nascimento, representando os demais colegas vereadores, disse que a Câmara estará sempre apta em apoiar a administração nos investimentos que forem destinados à Saúde.

Um vídeo institucional também foi exibido no início da Conferência mostrando as inúmeras ações desenvolvidas pelo CIS (Centro Integrado de Saúde), bem como os trabalhos desenvolvidos pelos agentes casa a casa, nos bairros, assentamentos, além das UBSs em construção.
O destaque da noite de sexta-feira ficou por conta da palestra do dr. Adelson Mariano de Brito- apoiador institucional do Conselho de Secretários do Ministério da Saúde de São Paulo. A conferência só encerrou no início da tarde sábado. Foram 02 dias de Conferência e com 109 propostas apresentadas e aprovadas por usuários da rede pública da zona urbana e rural.

Juntos, debateram democraticamente maneiras de todos terem mais acesso a saúde e qualidade de vida no município. A prefeita Fatima Nascimento também fez o encerramento da Conferência, presidida pela Secretaria da Saúde, Janini Nascimento.